Todas sextas-feiras, às 16h20, no Mosteiro São Damião, rezamos a oração do Terço pela Paz. Este foi o roteiro da oração que rezamos hoje.
Maria, Rainha da Paz, rogai por nós!
***
O Papa Francisco nos pede insistentemente para que oremos pela paz. Na audiência geral desta quarta-feira, ele disse: “todos os dias, alguém dedique algum tempo para rezar pela paz. Nós queremos a paz!”.
Rezemos, então, com Maria e com toda a Igreja, por Jesus, no Espírito Santo, ao Pai, na intenção da Paz.
1° Mistério – A AGONIA DE JESUS NO JARDIM DAS OLIVEIRAS
“Jesus perguntou-lhes: “Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai, para não cairdes em tentação”. (Lc 22,46)
Jesus nos chama para rezar com Ele pela salvação do mundo,
para unirmos nosso coração ao dEle em oração por todos aqueles que não conhecem o seu caminho para que se convertam.
Assim, confiantes e perseverantes, elevemos nossas súplicas a Deus pelo fim de todas as guerras, em particular, oferecemos esta dezena pelo fim da guerra na Palestina, e por um imediato cessar-fogo em Gaza.
2° Mistério – A FLAGELAÇÃO DE JESUS
“Sabeis que fostes resgatados da vida fútil herdada de vossos pais não por meio de coisas perecíveis, como a prata ou o ouro, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha nem defeito.” (1Pd 1,18-19)
Jesus ofereceu sua vida, humilhou-se e derramou seu sangue precioso por cada um de nós, pelo seu infinito e divino amor por cada um de nós,
e particularmente por cada uma das crianças que estão agora em Gaza,
feridas, órfãs, traumatizadas pelos bombardeios, sem casa, sem escola, com fome, com frio e com sede.
Ofereçamos esta dezena por todas as crianças vítimas da guerra, e pela libertação de todos os reféns, especialmente as crianças, que estão nas mãos do Hamas.
3° Mistério – JESUS É COROADO DE ESPINHOS
“Os soldados zombavam de Jesus dizendo: “Salve, rei dos judeus!” Cuspiram nele e, pegando a vara, bateram-lhe na cabeça.” (cf. Mt 27,29-30)
Os poderosos do mundo continuam a desprezar Jesus e sua Palavra, pois não compreendem o poder salvador de seu Evangelho de amor.
Ofereçamos esta dezena por todos os missionários da Paz, por todos os médicos e enfermeiros nos hospitais de Gaza, por todos que sacrificam suas vidas para cuidar dos feridos e refugiados da guerra.
4° Mistério – JESUS CARREGA A CRUZ ATÉ O MONTE CALVÁRIO
“Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro.” (1Jo 2,2)
Quando seguimos os passos de Jesus, nossa cruz se torna mais leve, pois Ele a carrega conosco.
Com nossa oração, também nos unimos a Jesus para ajudar a carregar a cruz de nossos irmãos que mais sofrem.
Nesta dezena, rezemos pelos corações endurecidos pela guerra, pelo ódio e pela violência, para que se convertam ao amor e a misericórdia de Deus,
e busquem caminhos de reconciliação, perdão e Paz.
5° Mistério – CRUCIFIXÃO E MORTE DE JESUS
“Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele.” (1Jo 4,9)
Jesus é nossa esperança.
Sua entrega na Cruz, sua vida doada por amor a nós é a nossa certeza de que a dor e a morte serão transfiguradas pela infinita misericórdia de Deus.
Peçamos a Maria, Rainha da Paz, que interceda por todos os povos que vivem na Terra Santa para que, no temor a Deus e na obediência ao seu mandamento de amor, encontrem caminhos de construção da Paz.