Todas sextas-feiras, às 16h20, no Mosteiro São Damião, rezamos a oração do Terço pela Paz. Este foi o roteiro da oração que rezamos no dia de hoje. Maria, Mãe da Esperança, rogai por nós!
O Papa Francisco nos exorta sem cessar para rezarmos pela Paz, para perseverarmos na oração por aqueles que sofrem por causa das guerras e pela paz na Terra Santa.
Rezemos, então, com Maria e com toda a Igreja,
por Jesus, no Espírito Santo, ao Pai, na intenção da Paz.
1° Mistério – A AGONIA DE JESUS NO JARDIM DAS OLIVEIRAS
Jesus dizia: “Abá! Pai! Tudo te é possível: Afasta de mim este cálice! Contudo, não seja feito o que eu quero, mas sim o que tu queres!” (Mc 14,36)
Os caminhos de Deus são imperscrutáveis, Ele sempre atende às nossas súplicas, mas nem sempre da maneira como esperávamos. Confiemos que a vontade de Deus é sábia e que Ele sempre age, a seu tempo, mesmo na treva do coração humano, gerando vida e luz aonde há morte e escuridão.
Ofereçamos esta dezena pelas vítimas de todas as guerras, em particular pela população de Gaza que teve suas casas destruídas pelos bombardeios, um milhão e 700 mil pessoas agora desabrigadas e despossuídas, a maior parte delas crianças e mulheres, vivendo em tendas, escolas e abrigos da ONU superlotados, passando frio, sede e fome.
2° Mistério – A FLAGELAÇÃO DE JESUS
“Mas vós vos aproximastes de Jesus, mediador da nova aliança, e da aspersão do sangue mais eloquente que o de Abel.” (cf. Hb 12,24)
Jesus, o Justo, a vítima inocente que derramou seu sangue para nossa redenção, para nos lavar de nossos pecados, clama ao Pai sem cessar por todas as vítimas inocentes das guerras, especialmente as crianças. Ele volta o seu olhar para os pequeninos e chora com suas mães por suas vidas feridas e dilaceradas.
Gaza tornou-se um “cemitério de crianças”, diz a UNICEF. Cinco mil e quinhentas crianças foram mortas em Gaza desde o início desta guerra e mais de mil crianças estão ainda soterradas sob os escombros dos bombardeios. Ofereçamos esta dezena por todas as crianças feridas, órfãs e traumatizadas pelos horrores da guerra.
3° Mistério – JESUS É COROADO DE ESPINHOS
Jesus disse: “Quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro seja vosso servo.” (Mt 20,26b-27)
Jesus nos mostrou o caminho da humildade, Ele mesmo se humilhando para que aprendêssemos com Ele a sempre servir nossos irmãos com amor, alegria e mansidão.
Ofereçamos esta dezena por todos os povos que vivem na Terra Santa, para que encontrem caminhos de reconciliação, de concórdia e de construção da Paz.
4° Mistério – JESUS CARREGA A CRUZ ATÉ O MONTE CALVÁRIO
Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.” (Mt 16,24)
Por amor a Jesus, queremos segui-lo, queremos participar da sua obra redentora, queremos amar nossos irmãos e irmãs como Ele nos ama, e ajudar quem mais necessita. Nossa oração nos une a Jesus no clamor pelo seu Reino e pela Paz no mundo.
Ofereçamos esta dezena pelo fim dos bombardeios e do terrorismo, pela conversão dos corações endurecidos pelo ódio e pela ganância, para que sejam transfigurados pela graça divina e se tornem compassivos e misericordiosos.
5° Mistério – CRUCIFIXÃO E MORTE DE JESUS
“Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.” (Jo 19,26-27)
Maria, Rainha da Paz, em pé junto a Jesus na Cruz, uniu completamente seu Coração Imaculado ao Coração Misericordioso do seu Filho e desde então não cessa de interceder por cada um de nós, em oração de infinito amor por nossa salvação.
Ofereçamos esta dezena por todos os missionários da Paz, por todas as pessoas que fazem o Bem, tornando-se, elas mesmas, o Bem para os outros. Particularmente, por todos os homens e mulheres que sacrificam suas vidas em Gaza para cuidar dos milhares de feridos, famintos e desabrigados.