Terço pela Paz – (01/12/23)

Todas sextas-feiras, às 16h20, no Mosteiro São Damião, rezamos a oração do Terço pela Paz. Este foi o roteiro da oração que rezamos no dia de hoje. Maria, Rainha da Paz, rogai por nós!

O Papa Francisco não cessa de nos pedir para que rezemos pela Paz na Terra Santa.

Na audiência geral dessa quarta-feira, ele nos exortou para que continuássemos a “rezar sem nos cansar”, porque “a oração é a força da paz que rompe a espiral do ódio, quebra o círculo da vingança e abre caminhos inesperados de reconciliação.”

Assim, rezemos com Maria e com toda a Igreja, por Jesus, no Espírito Santo, ao Pai, na intenção da Paz.

1° Mistério – A AGONIA DE JESUS NO JARDIM DAS OLIVEIRAS

Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João e lhes disse: “Sinto uma tristeza mortal! Ficai aqui e vigiai comigo!” (cf. Mt 26,37-38)

Jesus chora de tristeza, seu coração se compadece infinitamente pelo sofrimento dos povos que vivem na Terra Santa, e Ele nos pede que unamos nossos corações ao seu Coração Misericordioso, em oração pela Paz.

Nesta dezena, rezemos pelo fim dos bombardeios em Gaza, para que se estabeleça um permanente cessar-fogo, e para que todos os reféns sejam libertados.

2° Mistério – A FLAGELAÇÃO DE JESUS

Ele foi ferido por causa de nossos pecados, esmagado por causa de nossos crimes. Por suas chagas fomos curados. (cf. Is 53,5)

Jesus, na sua entrega de amor, na oferta do seu sangue no sacrifício da Cruz, nos liberta de nossos pecados. Ofertemos também a nossa oração, com Jesus e por Jesus, pela salvação do mundo.

Nesta dezena, rezemos pelas famílias de Gaza que tiveram suas casas destruídas pelos bombardeios. 60% das residências de Gaza foram danificadas e 46 mil casas foram totalmente destruídas. Um milhão e setecentas mil pessoas, cerca de 80% da população de Gaza, foram obrigadas a deixar suas casas e estão passando frio e fome em tendas, escolas, hospitais e abrigos da ONU super-lotados, sem condições mínimas de higiene. Rezemos por estas famílias que estão vivendo um inferno na terra.

3° Mistério – JESUS É COROADO DE ESPINHOS

Era desprezado como o último dos mortais, homem coberto de dores, cheio de sofrimentos; passando por ele, tapávamos o rosto. (Is 53,3)

Jesus esvaziou-se de sua glória, renunciou à sua majestade para habitar no meio de nós, na condição de um escravo. Assim, Ele nos ensina e nos mostra, com sua própria vida, que o Reino de Deus é dos pequeninos, dos fracos, dos humildes.

Ofereçamos esta dezena pelos missionários da Paz em Gaza, pelos agentes da ONU, pelos voluntários das agências de refugiados, os médicos, todos os que sacrificam suas vidas para socorrer e amparar os desabrigados e feridos desta guerra atroz.

4° Mistério – JESUS CARREGA A CRUZ ATÉ O MONTE CALVÁRIO

A verdade é que ele tomava sobre si nossas enfermidades e sofria, ele mesmo, nossas dores. (Is 53,4a)

Jesus carregou na Cruz o peso dos nossos pecados e, hoje, Ele nos ajuda a carregar a nossa cruz de cada dia. A nossa cruz nunca vai nos aniquilar, porque Ele a carrega conosco.

Ofereçamos esta dezena por todas as crianças vítimas da guerra, crianças soterradas em suas próprias casas pelas bombas impiedosas. Seis mil crianças já perderam suas vidas nesta guerra. Cerca de novecentas crianças sofreram amputações e milhares sofreram queimaduras ou perderam a visão por causa dos estilhaços. Rezemos por estas vidas inocentes destroçadas pela barbárie da guerra.

5° Mistério – CRUCIFIXÃO E MORTE DE JESUS

Nisto conhecemos o amor: Jesus deu a sua vida por nós. Portanto, também nós devemos dar a vida pelos irmãos. (1Jo 3,16)

O amor de Deus por nós nos faz amá-lo de volta, amando nossos irmãos e irmãs como Ele nos ama. Quanto mais nos conhecemos como filhos amados de Deus, mais nosso coração se expande para amar, acolher, cuidar e servir nossos irmãos!

Ofereçamos esta dezena pelo povo de Israel e pelo povo da Palestina para que encontrem caminhos de diálogo e concórdia, para que os corações endurecidos pelo ódio e pela vingança se convertam pela graça divina, e possam todos conviver em fraternidade, lado a lado, em segurança e Paz.

Nossa Senhora da Palestina, rogai pela Paz!

Deixe um comentário