Terço pela Paz – (15/12/2023)

Todas sextas-feiras, às 16h20, no Mosteiro São Damião, rezamos a oração do Terço pela Paz. Este foi o roteiro da oração que rezamos no dia de hoje. Nossa Senhora, Rainha da Paz, rogai por nós!

Nestes dias, diante do presépio, o Papa Francisco nos disse:

  • “Enquanto contemplamos Jesus, Deus feito homem, pequeno, pobre, desamparado, não podemos deixar de pensar no drama que estão vivendo os habitantes da Terra Santa, manifestando a esses nossos irmãos e irmãs, especialmente às crianças e a seus pais, a nossa proximidade e o nosso sustento espiritual. São eles que pagam o preço da guerra.”

Rezemos, então, com Maria e com toda a Igreja,
por Jesus, no Espírito Santo, ao Pai, na intenção da Paz na Terra Santa.

1° Mistério – A AGONIA DE JESUS NO JARDIM DAS OLIVEIRAS

Jesus dizia: “Abá! Pai! Tudo te é possível: Afasta de mim este cálice! Contudo, não seja feito o que eu quero, mas sim o que tu queres!” (Mc 14,36)

Jesus obedeceu até à morte, até à morte de Cruz, pelo amor que Ele tem ao Pai e a todos nós. Foi por amor que Jesus entregou sua vida por nós, para que a vontade do Pai fosse realizada plenamente. Peçamos a graça de sermos obedientes como Jesus e fazermos também, em tudo, a vontade do Pai.

Nesta primeira dezena, supliquemos a graça de um cessar-fogo permanente em Gaza, para que cessem as bombas e se calem as armas. Em dois meses de guerra, 19.000 pessoas já morreram em Gaza, sendo 70% mulheres e crianças. A cada dia, em média, 115 crianças são mortas pelos bombardeios em Gaza. Rezemos pela Paz.

2° Mistério – A FLAGELAÇÃO DE JESUS

“Se andamos na luz, como ele está na luz, então estamos em comunhão uns com os outros e o sangue de seu Filho, Jesus, nos purifica de todo pecado.” (1Jo 1,7)

O precioso sangue de Jesus, derramado por nós, lava nossas almas e nos redime, para que, purificados e sem mancha de pecado, possamos habitar na luz, na morada eterna que Deus preparou para nós desde a fundação do mundo.

Ofereçamos esta dezena pela conversão dos corações endurecidos pelo ódio e pela sede de vingança, e que se comprazem com a guerra. Peçamos ao Senhor que ilumine os corações dos povos que vivem na Terra Santa para que, tocados pelo Espírito de compaixão e de empatia, busquem caminhos de convivência fraterna, na concórdia e na Paz.

3° Mistério – JESUS É COROADO DE ESPINHOS

“Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus” (Mt 5,11-12)

Jesus, o Rei da Glória, acolheu a humilhação que lhe foi imposta para nos mostrar o Caminho. Quem se humilha será exaltado. Ofereçamos ao Senhor as ofensas e injúrias que recebemos para que Deus mesmo seja nossa recompensa.

Rezemos nesta dezena por todos os médicos e enfermeiros que sacrificam suas vidas nos hospitais de Gaza para socorrer os feridos da guerra, mesmo com extrema privação de recursos, sem remédios, sem alimentos, sem suprimentos, tendo que tratar os pacientes sobre o chão ensanguentado dos hospitais superlotados. Rezemos por eles.

4° Mistério – JESUS CARREGA A CRUZ ATÉ O MONTE CALVÁRIO

Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração,
e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve
“. (Mt 11,29-30)

A nossa Cruz de cada dia se torna leve quando a carregamos com Jesus, pois o seu amor nos sustenta e o seu Espírito é a nossa força.

Ofereçamos esta dezena pelas famílias de Gaza desabrigadas pela guerra. 85% da população de Gaza, 1,8 milhão de pessoas, foram obrigadas a fugir de suas casas por causa dos bombardeios e vivem agora em situação sub-humana, milhares tendo que viver em barracas improvisadas, sob a chuva, no frio e na lama, sem sanitários, sem roupas de inverno, sem cobertas. Nove em cada dez habitantes de Gaza estão passando fome, sem conseguir se alimentar todo dia. Rezemos por eles.

5° Mistério – CRUCIFIXÃO E MORTE DE JESUS

Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3,16)

Jesus nos doou sua vida pela nossa salvação. Como poderemos retribuir por tudo aquilo que Ele fez em nosso favor? Oferecendo nossa vida a Ele no esforço constante de amar e servir aos nossos irmãos, como Ele nos pediu.

Ofereçamos esta dezena pelas milhares de crianças em Gaza feridas pela guerra, crianças que sofreram amputações, com queimaduras, soterradas pelas bombas em suas próprias casas, as crianças órfãs, que perderam toda sua família, crianças sem casa, sem escola, famintas e com frio, uma geração inteira de crianças traumatizada pela guerra. A Organização Mundial de Saúde afirmou que as crianças em Gaza que não morrerem vítimas dos bombardeios, morrerão por fome ou por doenças como diarreia ou pneumonia causadas pelas condições insalubres em que estão vivendo. Rezemos por elas.

Deixe um comentário