Todas sextas-feiras, às 16h20, no Mosteiro São Damião, rezamos a oração do Terço pela Paz. Este foi o roteiro da oração que rezamos no dia de hoje. Nossa Senhora, Rainha da Paz, rogai por nós!
O Papa Francisco disse esta semana que “para os habitantes da Terra Santa se pré-anuncia um Natal de dor, de luto. O sofrimento de Belém é uma ferida aberta para o Oriente Médio e para o mundo inteiro.” O Papa pediu então que não os deixemos sozinhos, que estejamos “próximos deles com a oração e com a ajuda concreta”. O Papa também pediu que pensássemos “nas crianças nas guerras, as coisas que veem” e que fôssemos ao presépio para pedir a Jesus a paz, Ele, que é o Príncipe da Paz.
Assim, rezemos com Maria e com toda a Igreja, por Jesus, no Espírito Santo, ao Pai, na intenção da Paz.
1° Mistério – A AGONIA DE JESUS NO JARDIM DAS OLIVEIRAS
Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João e lhes disse: “Sinto uma tristeza mortal! Ficai aqui e vigiai comigo!” (cf. Mt 26,37-38)
Jesus chora pela terrível dor e devastação causada por esta guerra na Terra Santa.
Jesus se compadece com a dor de cada pessoa humana e pede que nos unamos a Ele em oração ao Pai pela Paz.
Unamos nosso coração ao coração da Mãe Santíssima, que chora pelos pequeninos inocentes vítimas das atrocidades desta guerra, e elevemos suplicantes nossas preces ao Pai para que cessem as bombas e se calem as armas!
2° Mistério – A FLAGELAÇÃO DE JESUS
Ele foi ferido por causa de nossos pecados, esmagado por causa de nossos crimes. Por suas chagas fomos curados. (cf. Is 53,5)
Jesus sofreu em sua carne a dor do mundo. O Amor não foi amado, foi rejeitado, foi desprezado e humilhado. Nós queremos, hoje, acolher Jesus, o Amor, amando nossos irmãos, especialmente os que são mais rejeitados e desprezados.
Nesta dezena, supliquemos a graça da conversão dos corações endurecidos pelo ódio e que se comprazem com a guerra. Peçamos ao Espírito Santo que ilumine os corações dos líderes das nações para que encontrem caminhos de diálogo e concórdia, para que os povos da Palestina e de Israel possam conviver lado a lado em fraternidade e Paz.
3° Mistério – JESUS É COROADO DE ESPINHOS
Era desprezado como o último dos mortais, homem coberto de dores, cheio de sofrimentos; passando por ele, tapávamos o rosto. (Is 53,3)
Jesus, o esplendor da glória do Pai, transfigurado pelo sofrimento e pela humilhação, é nosso consolo em nossa aflição. Se com Ele sofremos, com Ele viveremos.
Ofereçamos esta dezena pelas milhares de famílias em Gaza que tiveram suas casas destruídas pelas bombas, e que estão desabrigadas, passando fome, sede e frio. Segundo a ONU, a situação da fome em Gaza é catastrófica e sem precedentes: 600 mil pessoas estão em situação de fome extrema. Famílias não conseguem encontrar comida, e adultos ficam dias sem se alimentar, passam fome para que seus filhos possam comer. Rezemos.
4° Mistério – JESUS CARREGA A CRUZ ATÉ O MONTE CALVÁRIO
A verdade é que ele tomava sobre si nossas enfermidades e sofria, ele mesmo, nossas dores. (Is 53,4a)
Jesus carrega a Cruz do mundo, sobre seus ombros, o peso dos nossos pecados.
É por seu amor que somos salvos.
Rezemos esta dezena por todos os feridos dos bombardeios e por todos médicos e enfermeiros dos hospitais de Gaza. Dos 36 hospitais de Gaza, somente nove estão funcionando, e apenas parcialmente. No norte de Gaza, os feridos graves não conseguem ser atendidos e apenas esperam a morte. Não há anestésicos para cirurgias, nem para cesarianas. Os bombardeios não cessam e aumentam os feridos dia após dia, mas os hospitais não são suficientes para atendê-los. Rezemos.
5° Mistério – CRUCIFIXÃO E MORTE DE JESUS
“Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.” (Jo 19,26-27)
Jesus nos deu sua Mãe e por ela somos protegidos e amparados.
Nossa Mãe Querida nos ensina sempre a fazermos tudo o que seu Filho nos disser.
Ofereçamos esta dezena por todas as crianças de Gaza e pela libertação de todos os reféns. As crianças são as maiores vítimas da guerra, as que mais sofrem. Rezemos pelas milhares de crianças feridas pelos bombardeios, que sofreram amputações, queimaduras, que perderam seus pais e toda sua família. Rezemos por todas as crianças de Gaza, famintas, sem escola, sem casa, e terrivelmente traumatizadas pela guerra. Rezemos.