Todas sextas-feiras, às 16h20, no Mosteiro São Damião, rezamos a oração do Terço pela Paz. Este foi o roteiro da oração que rezamos no dia de hoje. Nossa Senhora, Rainha da Paz, rogai por nós!
Em sua mensagem Urbi et Orbi deste Natal, o Papa Francisco lamenta tantas matanças de inocentes no mundo de hoje, especialmente as crianças cujas infâncias são devastadas pela guerra. O Papa diz que eles “são os pequeninos Jesus de hoje” e que “a guerra é viagem sem destino, derrota sem vencedores, loucura indesculpável.”
E ao fim da audiência geral desta quarta-feira, o Papa Francisco reiterou o seu apelo:
“Por favor, não nos esqueçamos de orar por todos aqueles que sofrem as terríveis consequências da violência e da guerra, oremos especialmente pela atormentada Ucrânia e pelos povos da Palestina e de Israel. A guerra é um mal. Oremos pelo fim das guerras.”
Rezemos, então, com Maria e com toda a Igreja,
por Jesus, no Espírito Santo, ao Pai, na intenção da Paz.
1° Mistério – A AGONIA DE JESUS NO JARDIM DAS OLIVEIRAS
“Jesus dizia: ‘Abá! Pai! Tudo te é possível: Afasta de mim este cálice! Contudo, não seja feito o que eu quero, mas sim o que tu queres!’” (Mc 14,36)
Peçamos a graça de um coração obediente e dócil como o de Jesus, que possamos nos entregar confiante aos desígnios do Pai, na certeza de que todas as provações e tribulações são degraus para nossa santificação.
Ofereçamos esta dezena pelas vítimas de todas as guerras, em Gaza, em Israel, na Síria, na Ucrânia, e no mundo todo, por todos os inocentes que sofrem com a violência e destruição das guerras.
2° Mistério – A FLAGELAÇÃO DE JESUS
“Sabeis que fostes resgatados da vida fútil herdada de vossos pais, não por meio de coisas perecíveis, como prata ou o ouro, mas pelo precioso sangue de Cristo.” (1Pd 1,18-19a)
O poder da Cruz é um poder libertador. O amor de Jesus nos liberta das amarras do pecado, Ele nos faz criaturas novas, com o coração purificado e disposto a amar, cuidar e servir.
Ofereçamos esta dezena pela conversão de todos que endureceram seus corações pelo ódio e que se comprazem com a destruição da guerra, para que, tocados pela graça divina, possam sentir compaixão, empatia e misericórdia para com seus inimigos, e busquem caminhos de Paz e reconciliação.
3° Mistério – JESUS É COROADO DE ESPINHOS
“Riem de mim todos aqueles que me veem,
torcem os lábios e sacodem a cabeça:
– ‘Ao Senhor se confiou, ele o liberte
e agora o salve, se é verdade que ele o ama!‘”. (Sl 22,8-9)
Jesus esvaziou-se de sua glória e aceitou a humilhação da Cruz porque seu coração era perfeito no amor. Peçamos ao Senhor a graça de aprendermos a ter um coração manso e humilde como o dele!
Ofereçamos esta dezena por todos os missionários da Paz, por todos os que trabalham incansavelmente para socorrer as vítimas das guerras e salvar suas vidas.
4° Mistério – JESUS CARREGA A CRUZ ATÉ O MONTE CALVÁRIO
Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.” (Mt 16,24)
Jesus é o Caminho, Ele nos leva à vida eterna no coração do Pai.
Carregamos com Jesus nossa cruz de cada dia, renunciando ao egoísmo e ao orgulho, nos desapegando das ilusões passageiras deste mundo, e assim desde já participamos da alegria da vida divina no seu amor.
Rezemos nesta dezena por um cessar-fogo em Gaza e pela libertação de todos os reféns. Desde o início da guerra, Israel lançou mais de 29.000 bombas sobre Gaza, matando 21.000 palestinos, sendo 70% mulheres e crianças, e este número não inclui os que morreram fora dos hospitais e os que ainda estão soterrados sob os escombros. Rezemos para que cessem as bombas e se calem as armas.
5° Mistério – CRUCIFIXÃO E MORTE DE JESUS
“Nisto conhecemos o amor: Jesus deu a sua vida por nós. Portanto, também nós devemos dar a vida pelos irmãos.” (1Jo 3,16)
O amor de Deus por nós foi maximamente revelado na entrega de seu Filho na Cruz. Este amor continua a se revelar a cada Eucaristia, no Pão que comungamos, na Palavra que acolhemos, na Vida que recebemos e que partilhamos com nossos irmãos e irmãs. Sejamos embaixadores de Cristo, levando o perfume do seu Amor a todos os que sofrem.
Ofereçamos esta dezena por todas as crianças vítimas das guerras. As crianças inocentes são as que mais sofrem o trauma e a violência da guerra. Rezemos pelas crianças de Gaza, sem futuro, sem casa, sem escola, famintas e com frio, pelas milhares de crianças feridas, órfãs, crianças que perderam a família inteira soterrada em suas próprias casas. Que a Virgem Maria, Mãe da Consolação, as proteja e guarde para que cresçam com esperança, na alegria e na Paz.