Todas sextas-feiras, às 16h20, no Mosteiro São Damião, rezamos a oração do Terço pela Paz. Este foi o roteiro da oração que rezamos no dia de hoje. Nossa Senhora, Rainha da Paz, rogai por nós!
O Papa Francisco, na primeira Audiência Geral de 2024, continuou a sua súplica pelo dom da Paz. Disse o Papa: “Não nos esqueçamos dos povos que estão em guerra. A guerra é uma loucura. A guerra é sempre uma derrota, sempre uma derrota. (…) Rezemos pela população da Palestina, de Israel, da Ucrânia e de tantos outros lugares onde há guerra.”
Assim, rezemos com Maria e com toda a Igreja, por Jesus, no Espírito Santo, ao Pai,
na intenção da Paz.
1° Mistério – A AGONIA DE JESUS NO JARDIM DAS OLIVEIRAS
“Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João e lhes disse: ‘Sinto uma tristeza mortal! Ficai aqui e vigiai comigo!’” (cf. Mt 26,37-38)
Jesus pede que rezemos com Ele, Jesus quer que participemos da sua obra redentora através do dom da oração. Deus sempre responde com misericórdia e compaixão à oração que brota de um coração sincero e humilde.
Rezemos nesta dezena por um cessar-fogo em Gaza, para que parem as bombas e se calem as armas, e para que todos os reféns em poder do Hamas sejam libertados.
2° Mistério – A FLAGELAÇÃO DE JESUS
“Pilatos, querendo satisfazer a multidão, soltou Barrabás, mandou açoitar Jesus e entregou-o para ser crucificado”. (Mc 15,15)
O Amor não foi amado. O Amor foi odiado, desprezado, torturado e crucificado.
Nós, hoje, queremos ser amantes do Amor, amando, em nossos irmãos, o Jesus Crucificado, amando-nos uns aos outros como Ele nos pediu e como Ele nos ama.
Ofereçamos esta dezena pela população de Gaza que está desabrigada, dois milhões de pessoas que perderam suas casas por causa dos bombardeios, e que estão passando frio, sede e fome.
3° Mistério – JESUS É COROADO DE ESPINHOS
“Era desprezado como o último dos mortais, homem coberto de dores, cheio de sofrimentos; passando por ele, tapávamos o rosto”. (Is 53,3)
Jesus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, embora fosse de natureza divina, humilhou-se para nossa salvação. Aprendamos com Jesus a sermos humildes de coração, pois Deus exalta os humildes e dispersa os orgulhosos.
Ofereçamos esta dezena pelos missionários da Paz, pelos médicos e socorristas, pelos agentes da ONU que levam auxílio aos desabrigados, por todos os que se dedicam a salvar vidas em meio aos horrores da guerra.
4° Mistério – JESUS CARREGA A CRUZ ATÉ O MONTE CALVÁRIO
“A verdade é que ele tomava sobre si nossas enfermidades e sofria, ele mesmo, nossas dores”. (Is 53,4a)
Queremos ser como Cirineu e ajudar a carregar a Cruz de Cristo, ajudando a carregar a Cruz de nossos irmãos e irmãs.
Ofereçamos esta dezena por todas as crianças vítimas da guerra. Seis mil crianças já perderam sua vida em Gaza, nove mil crianças foram feridas, e milhares estão desaparecidas sob os escombros dos bombardeios. Milhares de crianças estão órfãs, sem casa e sem escola. Rezemos por estes santos mártires inocentes.
5° Mistério – CRUCIFIXÃO E MORTE DE JESUS
Jesus disse: “Eu sou o bom pastor. Eu dou minha vida pelas ovelhas” (Jo 10,14a.15b)
Jesus nos deu a sua vida para que tenhamos vida Nele. Se com Ele morremos, com Ele viveremos. É a vida plena, a vida em Deus, na glória eterna, que Ele veio nos dar.
Ofereçamos esta dezena pelos povos que vivem na Terra Santa para que encontrem caminhos de diálogo e concórdia, para que os corações endurecidos pelo ódio se convertam pela graça divina, e todos possam conviver lado a lado, em fraternidade e Paz.