Terço pela Paz – (12/01/24)

Todas sextas-feiras, às 16h20, no Mosteiro São Damião, rezamos a oração do Terço pela Paz. Este foi o roteiro da oração que rezamos no dia de hoje. Nossa Senhora, Rainha da Paz, rogai por nós!

Diz o Papa Francisco que “não devemos habituar-nos à guerra, não devemos permitir que nosso coração e nossa mente fiquem anestesiados face à repetição destes gravíssimos horrores contra Deus e o homem”. O Papa pede que não cansemos de rezar pela Paz, pois “a oração é a força mansa e santa que se opõe à força diabólica do ódio, do terrorismo e da guerra.”

Rezemos, então, com Maria e com toda a Igreja,
por Jesus, no Espírito Santo, ao Pai, na intenção da Paz.

1° Mistério – A AGONIA DE JESUS NO JARDIM DAS OLIVEIRAS

Jesus dizia: ‘Abá! Pai! Tudo te é possível: Afasta de mim este cálice! Contudo, não seja feito o que eu quero, mas sim o que tu queres!’” (Mc 14,36)

Peçamos a graça de termos um coração confiante como o de Jesus, para nos entregarmos com coragem aos desígnios do Pai, e mesmo na provação e na tribulação termos sempre a certeza plena do seu amor por nós.

Rezemos nesta dezena pelos governantes, pelos líderes das nações em guerra, os líderes de Israel, da Palestina, da Rússia, Ucrânia, Síria e de todas as nações que vivem o flagelo da guerra, para que busquem a Paz e silenciem as armas.

2° Mistério – A FLAGELAÇÃO DE JESUS

Ele foi ferido por causa de nossos pecados, esmagado por causa de nossos crimes. Por suas chagas fomos curados”. (cf. Is 53,5)

Que possamos amar com todo o nosso coração, com toda a nossa alma e com todas as nossas forças Aquele que nos amou até o fim e entregou sua vida por nós, para que tenhamos nEle e com Ele a vida em abundância.

Rezemos nesta dezena por todas as vítimas das guerras, pelos feridos, pelos que perderam tudo, pelos enlutados e desabrigados, por todos os que sofrem os horrores e a destruição das guerras.

3° Mistério – JESUS É COROADO DE ESPINHOS

Foi maltratado, e submeteu-se, não abriu a boca; como cordeiro levado ao matadouro ou como ovelha diante dos que a tosquiam, ele não abriu a boca”. (Is 52,7)

Peçamos a Deus o dom do silêncio e da humildade, para que, com o auxílio do Espírito Santo, possamos sempre abençoar quem nos amaldiçoa, e vencer o mal com o bem.

Rezemos nesta dezena pela população da faixa de Gaza que está sendo dizimada pela violência e destruição da guerra, em indizível sofrimento, sem poder escapar dos bombardeios.

4° Mistério – JESUS CARREGA A CRUZ ATÉ O MONTE CALVÁRIO

Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.” (Mt 16,24)

Queremos ser como Cirineu e ajudar a carregar a cruz do Senhor, que é a cruz de nossos irmãos e irmãs, especialmente daqueles que mais sofrem. Peçamos a graça de termos um coração generoso que se compadece do sofrimento do nosso irmão e sempre se dispõe a ajudar.

Rezemos nesta dezena por todas as crianças vítimas das guerras, os pequeninos, os indefesos, são os que mais sofrem. Que Maria, Mãe da Consolação, a todos ampare e proteja no seu colo de amor.

5° Mistério – CRUCIFIXÃO E MORTE DE JESUS

Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: ‘Mulher, este é o teu filho’. Depois disse ao discípulo: ‘Esta é a tua mãe’. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.” (Jo 19,26-27)

Maria, Rainha da Paz, Mãe da Esperança, é Causa de nossa alegria, Auxílio dos cristãos, Consoladora dos aflitos. Entreguemos a ela, confiantes, as nossas súplicas.

Rezemos esta dezena pela Paz na Terra Santa, pela Paz em todos os povos e nações, pela Paz em todas as famílias, e em todos os corações. Que os corações endurecidos pelo ódio, pelo orgulho e pela prepotência se convertam e acolham a Paz que Jesus veio nos dar.

Deixe um comentário