KEKARITOMENE

Na Ascensão do Senhor se completa o Mistério que se iniciara com a Encarnação do Verbo. Na Encarnação, o Verbo se reveste de nossa carne e, na Ascensão, nossa carne se reveste do Verbo. Mistério da comunhão de Deus com sua criatura! Deus nos amou tanto que nos enviou seu Filho e, através do Filho, nos levou para junto dEle. Somos agora verdadeiramente filhos de Deus! Filhos no Filho! Ó insondável, inesgotável, maravilhoso Mistério da superabundância do amor de Deus por nós! Nós somos agora seu povo, nós somos agora habitantes do céu, nós somos agora participantes da vida divina como filhos, somos divinizados pela vida de Cristo em nós!

O Espírito Santo em nós nos santifica, o sangue precioso de Cristo derramado do alto da Cruz nos purifica, e o corpo de Cristo que comungamos a cada dia nos diviniza! Pela comunhão da Eucaristia, a carne de Cristo se incorpora à nossa carne e somos transfigurados, revestidos de sua divindade, de sua filiação divina. Nos tornamos filhos de Deus na comunhão com o Filho pelo Espírito Santo!

O sacramento do Batismo inicialmente nos configura a Cristo, nos anexa a Cristo. O Espírito Santo, então, ao fazer morada em nós, ilumina nosso olhar para conhecermos, para contemplarmos os mistérios de Deus. O Espírito em nós nos dá a graça da sabedoria e da inteligência para conhecermos Deus e compreendermos sua Palavra. Quanto mais o conhecemos e quanto mais guardamos sua Palavra, mais o amamos. E o sacramento do Corpo e Sangue do Senhor nos diviniza, nos transfigura, nos transforma dia a dia, nos unindo no íntimo da nossa carne, da nossa humanidade, a Cristo.

Maria Santíssima já foi divinizada. Ela é a Filha amada, a Repleta de Graça, a KEKARITOMENE, ela já participa plenamente da natureza divina do Pai e do Filho no amor do Espírito Santo. Para lá nós também caminhamos. Maria é o modelo de filha, a nova Eva, a mãe de todos os viventes da Nova Criação. Ó Mistério insondável do amor de Deus por nós! Deus nos criou para sermos seus filhos em seu Amor, para participarmos de sua vida divina!  Para que se realizasse seu desígnio, que era desde o princípio do mundo, Ele nos enviou seu Filho para habitar entre nós, viver a nossa vida, sofrer nosso sofrimento, pisar nossos caminhos! Deus sabe o que é ser humano, Deus viveu nossa humanidade, Deus se tornou um de nós porque nos ama! Ó amor transbordante, superabundante, inexplicável, inimaginável! Amor que é muito mais do que nós podemos pedir ou conceber!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s