A Graça da Salvação

O Filho de Deus, ao esvaziar-se de sua glória na Encarnação e na morte humilhante de Cruz, fez exatamente o oposto do que fez Lúcifer, que caiu por causa do seu orgulho. A humilhação obediente do Filho foi a resposta salvífica de Deus ao orgulho rebelde de Satanás. O Filho esvaziou-se de toda glória e, por Amor, obedeceu ao Pai até o fim. Lúcifer encheu-se de orgulho e, recusando o Amor do Criador, se rebelou.

         Aqui na terra, os corações humanos são continuamente tentados por Satanás para se unirem a ele na desobediência a Deus pelo orgulho. Como foram nossos pais, somos tentados a recusar o amor de Deus e a desobedecê-Lo. O orgulho de Lúcifer foi a origem de todo pecado, a causa de todo mal, a causa da ruptura com Deus. Por isso Deus nos enviou o seu Filho, nascido de mulher, escravo da condição humana, pobre, despojado de toda glória, para atrair nossos corações de volta para Ele. O Rei do Universo, o Rei da Glória não fez da sua glória e do seu poder motivo de orgulho, mas humilhou-se, fez-se humano, frágil e obediente até à morte de Cruz. Deus na Cruz é a resposta de Deus ao orgulho rebelde de Satanás.

         Lúcifer foi criado livre e Deus respeitou sua liberdade e sua escolha. Ele escolheu o orgulho e a rebeldia. Ele escolheu o desamor e a separação de Deus. Nós também somos criados livres e Deus também respeita nossa escolha. Estamos sempre diante dos dois caminhos de que nos fala insistentemente a Sagrada Escritura. Diante de nossos corações, a escolha que precisamos fazer sempre: amar a Deus e obedecê-Lo na humildade, ou amar a nós mesmos e desobedecê-Lo no orgulho. Sempre diante de nós a escolha: fazer a minha vontade, fazer o que EU quero, ou fazer a vontade de Deus, fazer o que ELE quer.         

         Maria foi sempre SIM à vontade de Deus. Ela é toda SIM a Deus. Toda serva do Senhor, toda humilde e obediente à sua Palavra. Na sua pureza imaculada, ela tornou-se a Arca incorruptível que acolheu o Verbo Divino. Jesus, na sua condição humana, andando nossos caminhos, vivendo nossas dores e nossas alegrias, deixou-nos o Caminho, deixou-nos as pegadas para segui-lo. Ele obedeceu até o fim, Ele amou até o fim, até à morte humilhante de Cruz. Na humildade e na obediência de Jesus temos o Caminho, sabemos que Caminho escolher, sabemos qual o Caminho que nos leva ao Pai.

         O Filho se entregou na Cruz, humilhou-se até à morte de Cruz para que, seguindo o seu exemplo, seguindo suas pegadas, andando em seu Caminho, nós façamos a escolha que leva à Vida, a escolha que nos reconcilia com Deus, a escolha que destrói a morte e o pecado em nossos corações. Jesus Crucificado venceu Satanás porque através da obediência e humilhação do Filho, o orgulho e a rebeldia de Satanás não tem mais poder sobre nossos corações. Seguindo Jesus até à Cruz, pelo Amor ao Pai, na obediência confiante, somos salvos e vencemos, com Cristo, por Cristo e em Cristo, as tentações e armadilhas daquele que se tornou, por sua própria vontade, inimigo de Deus e dos homens e autor da morte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s