Corpo de Cristo (1ª Parte)

Quando Jesus ressuscitado ascendeu aos céus, Ele nos deixou o seu corpo na Eucaristia. A hóstia consagrada é o corpo vivo, ressuscitado, de Cristo Jesus. Ele está nos céus, à direita do Pai, com seu corpo glorificado, com a natureza humana divinizada, e seu corpo está também na terra, em cada sacrário, em cada hóstia consagrada. Assim, Jesus nunca nos deixou fisicamente, Ele continua corporalmente, materialmente, no meio de nós. 

A Igreja guarda o corpo de Cristo como Maria guardava em seu ventre o corpo de Jesus. O Espírito concebeu no ventre de Maria o corpo de Jesus, da mesma forma que o Espírito hoje concebe no ventre da Igreja o corpo de Jesus ressuscitado. Pelo Espírito Santo, o ventre de Maria foi habitação do Cristo. Maria é figura da Igreja. Assim, nós, como Igreja, quando comungamos, recebemos Jesus em nosso corpo como Maria recebeu Jesus em seu ventre.

Quando comungamos o corpo de Cristo, seu corpo se combina com nossos corpos, nos impregnamos de seu corpo e somos gradualmente configurados a Ele. A cada comunhão, vamos gerando, concebendo em nosso coração o Cristo, como Maria gerou e concebeu em seu ventre o corpo de Jesus pelo Espírito Santo. A hóstia consagrada é o corpo de Cristo no Espírito Santo. Onde está Cristo, está também o Espírito. É a presença do Espírito Santo, que renova todas as coisas, que torna o pão, corpo de Cristo.

Porque somos seres compostos, corpo e alma, Cristo nos concedeu a graça dos sacramentos, que são sinais visíveis, materiais, da sua presença, no Espírito. Os sacramentos são pura graça. Através deles, o Espírito, que é imaterial, incorpóreo, age no mundo, por Cristo, e faz a graça visível na matéria corpórea do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s