Voz de Deus (1ª parte)

Tudo existe porque Deus fala. É a voz de Deus, é sua Palavra que sustenta tudo o que é, tudo o que existe. Deus fala e existimos. É sua voz que tudo cria. Os anjos todos do céu, todos os seres celestes cantam, ressoam a voz de Deus em todo o tempo, por todo o universo. A voz de Deus é cantada, proclamada, anunciada por todos os seres celestes e o universo é criado e sustentado pela Palavra.

O abismo das trevas, o inferno, é o silêncio da voz de Deus, é a ausência da sua voz, a morte da alma é o silêncio. Não vos louvam os mortos, Senhor, nem aqueles que descem ao silêncio (Sl 113B, 17). Quando, em oração, silenciamos nosso coração para escutarmos a voz de Deus, nós silenciamos os barulhos do mundo e os barulhos dos nossos desejos para escutarmos o que Deus nos fala. O silêncio do abismo da morte é diferente, é o silêncio da ausência de Deus, o abismo é silêncio de Deus.

Quando Deus soprou seu Espírito nas narinas de Adão e lhe deu a vida, Ele lhe deu também o dom da palavra. Quando Deus fez o ser humano à sua imagem, Ele lhe deu voz para que falasse, como Ele. Fomos criados para falar palavras que são imagem da Palavra. Fomos criados por Deus para sermos cocriadores, coparticipantes da sua criação, para falarmos, com Deus, a sua Palavra. A palavra humana ressoa a Palavra primeira, a Palavra de Deus. Seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz (Sl 18,5).

Eis a voz do Senhor sobre as águas,

sua voz sobre as águas imensas!

Eis a voz do Senhor com poder!

Eis a voz do Senhor majestosa,

sua voz no trovão reboando! (Sl 28,3-4)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s