Voz de Deus (2ª parte)

A Palavra de Deus é viva e eficaz (Hb 4,12a). Quando oramos com a Palavra da Sagrada Escritura, ela se faz viva em nosso coração e ela age eficazmente em nós e no mundo. Deus age por sua Palavra. A Palavra pronunciada, proclamada, rezada, cantada pelo coração orante é viva e eficaz. O Espírito Santo ora no coração de quem crê, pela Palavra.

Quando oramos, não apenas falamos para Deus ou escutamos a Deus, mas, principalmente, falamos conjuntamente com Deus, unimos nossa voz humana à voz de Deus, fazemos da nossa palavra humana, Palavra de Deus. O coração orante fala humanamente palavras que são Palavra de Deus. A Escritura Sagrada é a Palavra de Deus que se revestiu de palavra humana assim como, na Encarnação, a Palavra de Deus se revestiu de nossa humanidade, se fez carne e armou sua tenda entre nós.

Na missa, o sacerdote ora na pessoa da Cabeça de Cristo e os fiéis oram como Corpo de Cristo. Como batizados e incorporados a Cristo, os fiéis oram também como sacerdotes, pela sua Palavra e com a sua Palavra, intercedendo pela salvação de todos e oferecendo o sacrifício do seu louvor e de suas vidas.

A tua Palavra é a verdade (Jo 17,17b). Cristo é a verdade. Cristo é a Palavra viva de Deus que veio habitar no meio de nós para que a escutássemos e a acolhêssemos definitivamente em nossos corações. Tudo existe por causa da Palavra. Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito (Jo 1,3). Orar é habitar a Palavra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s