“Eu lhes fiz conhecer o teu nome e o tornarei conhecido ainda mais,
para que o amor com que me amaste esteja neles e eu mesmo esteja neles” (Jo 17,26)
Deus quer ser conhecido, Ele se mostra, Ele vem até nós, revela seu Nome. Em Jesus e pelo Espírito Santo, Ele nos dá a conhecer sua natureza trinitária. No Mistério da Encarnação, Ele nos mostra sua proximidade, Deus vivo e presente no meio de nós. No Mistério da Paixão, Ele desvela a infinitude absoluta do seu Amor e comprova que sua eterna Misericórdia nos salva de nossos pecados. No Mistério da sua Ressurreição e Ascensão anuncia nossa participação em sua vida divina.
Deus quer ser conhecido. Quando se completou o tempo, Ele se revelou plenamente para que o conhecêssemos e, conhecendo-o, o amássemos. Mas só conhecemos Deus quando o amamos! Quanto mais cresce o nosso conhecimento de Deus, mais o amamos, e quanto mais cresce o nosso amor por Deus, mais o conhecemos!
Conhecemos Deus pela meditação, estudo, contemplação e escuta da Sagrada Escritura. Conhecemos Deus pela oração inspirada na Santa Palavra. Conhecemos Deus pela sua vida refletida em sua Igreja e na sua liturgia. Conhecemos Deus nos ensinamentos da Tradição e do Magistério da Santa Igreja. Conhecemos Deus no amor a nossos irmãos e irmãs. Conhecemos Deus amando sempre. Bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus.