Vida Divina (2ª parte)

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.”
(Jo 6, 56)

A Eucaristia nos prepara, a cada dia, para a vida divina, ela nos configura, gradualmente ao Cristo.

A vida divina não é apenas a sobrevivência da alma após a morte do corpo.  A Jerusalém Celeste ainda não é o novo céu e a nova terra. Na cidade celeste estão as almas dos santos que já estão prontos para receber a vida divina em plenitude e estão à espera da ressurreição. Os que morreram sem estarem prontos precisam terminar sua purificação no purgatório antes de poderem habitar no céu, na Nova Jerusalém, junto com os santos. Mas a purificação no purgatório é mais sofrida que a purificação terrena, pois, sem o corpo e sem os sacramentos, a alma sofre mais intensamente. O sofrimento do corpo ‘absorve o impacto’ do sofrimento na alma. A dor da alma é mais terrível que a dor do corpo, por isso é um socorro para a alma quando o corpo sofre ao invés da alma. É preferível expiar na terra, com sacrifícios e penitências, do que expiar no purgatório, depois da morte do corpo.  Além disso, enquanto temos o corpo terreno, somos auxiliados nessa purificação e expiação pelos sacramentos.  No purgatório não temos mais este auxílio, pois não temos mais corpo.

Os sacramentos se realizam através do Espírito Santo que nos foi enviado pelo Pai e pelo Filho. O Espírito Santo é a alma da Igreja, que é nossa Mãe.  Maria é figura da Igreja, como nossa Mãe. No Espírito são realizados os sacramentos, através do Espírito a vontade do Pai e do Filho se realiza na terra e no coração dos homens. Quem opera o sacramento é Cristo, pela vontade do Pai, no Espírito Santo.

A morte da alma é o pecado. A vida da alma é Cristo. Ele nos dá a vida divina.  Ao assumir nossa humanidade, ele deu à humanidade a vida divina.

De Cristo, recebemos a vida divina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s